Demanda por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio
apesar das interrupções comerciais
A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de maio de 2025, com os seguintes destaques:
- A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), aumentou 2,2% em relação aos níveis de maio de 2024 (+3,0% nas operações internacionais).
- A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 2,0% em relação a maio de 2024 (+2,6% nas operações internacionais).
“A demanda global por transporte aéreo de carga cresceu 2,2% em maio. Esta é uma notícia animadora, visto que a queda de 10,7% no tráfego na rota comercial entre a Ásia e a América do Norte reforçou o efeito de desaceleração causado pelas mudanças nas políticas comerciais dos Estados Unidos. Mesmo com a evolução dessas políticas, já podemos observar a resiliência comprovada do setor de carga aérea, ajudando as transportadoras a atender às necessidades da cadeia de suprimentos para reter, redirecionar ou acelerar as entregas com flexibilidade”, afirma Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Vários fatores devem ser destacados no ambiente operacional:
- Em abril de 2025, a produção industrial mundial cresceu 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de carga aérea cresceu 6,8% no mesmo período, superando o crescimento de 3,8% do comércio global de mercadorias.
- Os preços do combustível de aviação em maio de 2025 foram 18,8% menores que no ano anterior e 4,3% menores que no mês anterior.
- A manufatura global apresentou contração em maio, com o PMI caindo para 49,1, abaixo da marca de 50, que indica crescimento. O índice de novos pedidos de exportação também foi negativo, ficando em 48, refletindo a pressão das recentes mudanças na política comercial dos Estados Unidos.
Desempenho por região em maio de 2025
As transportadoras da região Ásia-Pacífico registraram aumento de 8,3% na demanda por carga aérea em maio em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior entre todas as regiões. A capacidade subiu 5,7% em relação a maio de 2024.
As transportadoras da América do Norte demonstraram queda de 5,8% na demanda por carga aérea em maio em relação ao mesmo período do ano anterior, o menor entre as regiões. A capacidade diminuiu 3,2% em relação a maio de 2024.
As transportadoras da Europa relataram aumento de 1,6% na demanda por carga aérea em maio em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 1,5% em relação a maio de 2024.
As transportadoras do Oriente Médio registraram aumento de 3,6% na demanda por carga aérea em maio em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 4,2% em relação a maio de 2024.
As transportadoras da América Latina relataram aumento de 3,1% na demanda por carga aérea em maio em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 3,5% em relação a maio de 2024.
As transportadoras da África registraram queda de 2,1% na demanda por carga aérea em maio em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade subiu 2,7% em relação a maio de 2024.
Crescimento das rotas comerciais: Uma redução significativa na rota comercial entre a Ásia e a América do Norte era esperada com a redução do efeito de front-loading (transporte de mercadorias para o mercado antes da entrada em vigor das tarifas) e as mudanças na isenção de produtos de valores baixos para remessas de pequenos pacotes (particularmente aquelas associadas ao comércio eletrônico). Enquanto os fluxos de carga se reorganizavam, diversas rotas responderam com um crescimento surpreendente.
>Análise completa dos mercados de transporte aéreo de carga de maio de 2025
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.