Crescimento de passageiros desacelera para 2,6% em junho
Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os dados
Demanda global de passageiros de junho de 2025 com os seguintes destaques:
- Demanda total, medida em passageiro pagante por quilômetro (RPKs), aumentou 2,6% em junho de 2025, em relação a junho de 2024. A capacidade total, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKs), aumentou 3,4%, A taxa de ocupação de junho foi 84,5% (-0,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2024).
- A demanda internacional aumentou 3,2% em relação a junho de 2024. A capacidade aumentou 4,2% e a taxa de ocupação foi de 84,4% (-0,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2024).
- A demanda doméstica aumentou 1,6% em relação a junho de 2024, A capacidade aumentou 2,1% e a taxa de ocupação foi de 84,7% (-0,4 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024).
Em junho, a demanda por viagens aéreas cresceu 2,6%. Esse é um ritmo mais lento do que vimos nos meses anteriores e reflete os impactos de conflitos militares no Oriente Médio. Com o crescimento da demanda ficando atrás da expansão de capacidade de 3,4%, o fator de ocupação caiu 0,6 ponto percentual em relação aos níveis recordes anteriores. No entanto, com 84,5% globalmente, os fatores de ocupação ainda estão muito fortes. E, com um crescimento modesto de capacidade de 1,8% previsto nos horários de agosto, é improvável que os fatores de ocupação durante o verão no Hemisfério Norte se afastem muito dos recentes níveis historicamente altos”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Em junho, a demanda por viagens aéreas cresceu 2,6%. Esse é um ritmo mais lento do que vimos nos meses anteriores e reflete os impactos de conflitos militares no Oriente Médio. Com o crescimento da demanda ficando atrás da expansão de capacidade de 3,4%, o fator de ocupação caiu 0,6 ponto percentual em relação aos níveis recordes anteriores. No entanto, com 84,5% globalmente, os fatores de ocupação ainda estão muito fortes. E, com um crescimento modesto de capacidade de 1,8% previsto nos horários de agosto, é improvável que os fatores de ocupação durante o verão no Hemisfério Norte se afastem muito dos recentes níveis historicamente altos”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros – detalhes por região
O crescimento dos RPKs internacionais atingiu 3,2% em junho na comparação anual, mas o fator de ocupação caiu em todas as regiões, já que o aumento da capacidade superou a demanda. A queda mais acentuada no crescimento dos RPKs em relação a maio foi observada no Oriente Médio, onde o tráfego internacional recuou 0,4% em comparação ao ano anterior, impactado por conflitos militares.
As empresas aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 7,2% na demanda em junho de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. A capacidade subiu 7,5%, com a taxa de ocupação de 82,9% (queda de -0,2 pontos percentuais em relação a junho de 2024).
As empresas aéreas da Europa registraram aumento de 2,8% na demanda em junho de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. A capacidade aumentou 3,3%, com a taxa de ocupação de 87,4% (queda de 0,4 pontos percentuais em relação a junho de 2024).
As companhias aéreas da América do Norte registraram uma queda de 0,3% na demanda em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 2,2% na mesma comparação, e o fator de ocupação foi de 86,9% (queda de 2,2 pontos percentuais em comparação a junho de 2024).
As companhias aéreas do Oriente Médio registraram uma queda de 0,4% na demanda em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 1,1% na mesma comparação, e o fator de ocupação foi de 78,7%, (queda de -1,2 ponto percentual em relação a junho de 2024). Os conflitos militares impactaram especialmente o tráfego nas rotas para a América do Norte (queda de -7,0% na comparação anual) e para a Europa (queda de -4,4%).
As companhias aéreas da América Latina apresentaram um aumento de 9,3% na demanda em relação ao ano anterior. A capacidade subiu 11,8% na mesma comparação, e o fator de ocupação foi de 83,3% (queda de -1,9 ponto percentual em relação a junho de 2024).
As companhias aéreas da África registraram uma queda de 0,3% na demanda em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 0,3% na mesma base de comparação, e o fator de ocupação foi de 74,6%, (queda de -0,5 ponto percentual em relação a junho de 2024). A queda no fator de ocupação na região africana pode estar relacionada ao aumento da concorrência por parte de companhias aéreas europeias e do Oriente Médio.
Mercados nacionais de transporte aéreo de passageiros
Os RPKs domésticos aumentaram 1,6% em relação a junho de 2024, enquanto o fator de ocupação caiu 0,4 ponto percentual, atingindo 84,7%, devido a uma expansão de capacidade de 2,1%. O destaque foi o Brasil, e o mercado doméstico dos Estados Unidos registrou uma leve expansão pela primeira vez em quatro meses.
>Análise completa dos mercados de transporte aéreo de passageiros de junho de 2025
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