CAIXA Cultural São Paulo reúne lideranças culturais negras
no projeto Afro Business Folia
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO REÚNE LIDERANÇAS CULTURAIS NEGRAS NO PROJETO AFRO BUSINESS FOLIA
Programa de capacitação e aceleração criado para fortalecer a economia criativa afro-brasileira oferece masterclasses, workshops e oficinas
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 23 a 28 de setembro (terça-feira a domingo), o Afro Business Folia – Escola de Criativos, programa de capacitação e aceleração criado para fortalecer a economia criativa afro-brasileira. Por meio de masterclasses, workshops e oficinas, o projeto apoia blocos afro, coletivos e iniciativas culturais de matriz africana com formações gratuitas em gestão, inovação, comunicação, captação de recursos e sustentabilidade. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online.
Em sua primeira edição na capital paulista, o programa é direcionado a lideranças de blocos afro, coletivos, grupos de samba e afoxés que buscam transformar sua gestão com foco no Carnaval 2026. Além de oferecer qualificação técnica, o projeto cria um espaço privilegiado de networking, trocas estratégicas e acesso a ferramentas de planejamento, inovação e captação de recursos, com o objetivo de impulsionar a sustentabilidade e o crescimento das iniciativas culturais de matriz africana.
O Afro Business Folia – Escola de Criativos busca especialmente alcançar líderes de blocos afro, coletivos e iniciativas culturais que têm a ancestralidade como motor de criação e transformação social. A expectativa é que a edição paulistana contribua para ampliar a visibilidade e o impacto do afroempreendedorismo criativo no país.
“Ecossistema de fortalecimento da cultura afro paulistana”:
De acordo com Hamilton Ribeiro, produtor executivo da iniciativa e sócio-diretor da Nzo Hub Criativo, realizadora do evento, a versão paulistana do projeto surgido em Salvador (BA) nasce do reconhecimento da força histórica dos blocos afro e coletivos culturais de matriz africana na cidade. Para Ribeiro, mais do que espaços de festa, esses grupos são símbolos de resistência, criatividade e potência coletiva, responsáveis por manter viva a tradição afro-brasileira em meio a desafios sociais e econômicos.
“O Afro Business Folia em São Paulo é mais que um projeto: é um ecossistema de fortalecimento da cultura afro paulistana”, afirma Ribeiro. “Nosso propósito é ampliar a capacidade de atuação dos blocos e coletivos, garantindo que eles tenham as condições de crescer, inovar e transformar não só a cena cultural, mas também o desenvolvimento econômico da cidade”, finaliza.
Programação:
As atividades do Afro Business Folia – Escola de Criativos serão conduzidas por profissionais com experiência em elaboração de projetos culturais e editais públicos, como o produtor cultural Augusto Jobim Filho, o diretor de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia, José Fernando Silva Santos, e o advogado especialista em editais públicos e elaboração de projetos culturais Elder Costa.
A programação contará também com artistas de referência na cultura afro em São Paulo, como Mestra Beth Beli, percussionista, educadora e fundadora do Ilú Obá De Min, com mais de 40 anos dedicados às culturas afro-brasileiras, e Gleuson Pinheiro, arquiteto e pesquisador com atuação na Escola de Samba Vai-Vai e produção intelectual voltada à relação entre escolas de samba, cidade e diáspora negra na capital paulista.
A programação completa está disponível no site do evento.
Afro Business Folia – Escola de Criativos
- Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo – SP
- Datas: 23 a 28 de setembro de 2025
- Horário: Consultar programação
- Inscrições gratuitas: Até 17 de setembro, pelo formulário online
- Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
- Informações: (11) 3321-4400 | site da CAIXA Cultural | caixaculturalsaopaulo
- Acesso para pessoas com deficiência
- Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.