Blue Lagoon - Malta
Paraiso preservado
Em Malta, novo sistema de reservas para visitantes visa proteger o meio ambiente da Lagoa Azul
Localizada na desabitada ilha de Comino, entre a ilha principal de Malta e a de Gozo, a Blue Lagoon (Lagoa Azul) está entre as mais disputadas atrações naturais de Malta. E não é por menos. Suas águas calmas são as mais cristalinas do arquipélago e suas paisagens impressionantes vêm atraindo multidões de turistas a este pequeno paraíso.
Assim, para aumentar a sustentabilidade e aprimorar a experiência dos visitantes na Lagoa Azul, acaba de entrar em vigor um novo sistema de reservas online para visitantes. Ele regulará o número de turistas diários na Lagoa Azul de Comino, a fim de proteger e preservar os delicados ecossistemas deste popular sítio, conforme anunciado no início deste ano, pela Autoridade de Turismo de Malta, em colaboração com o Ministério do Turismo e outras entidades e autoridades.
“Reserve, Proteja, Aproveite” é o lema do novo sistema, pelo qual indivíduos ou grupos que chegam em embarcações privadas ou comerciais e desejam visitar a Lagoa Azul precisarão fazer uma pré-reserva usando um sistema online gratuito bluelagooncomino.mt.

Os visitantes podem reservar um dos três horários diários disponíveis (8h00 – 13h00, 13h30 – 17h30 e 18h00 – 22h00). Usando informações básicas e um endereço de e-mail, o sistema de reservas gerará instantaneamente um código QR exclusivo, que será apresentado aos funcionários nos pontos de acesso costeiro e terrestre do local. Os visitantes receberão uma pulseira exclusiva, permitindo o acesso durante o período estipulado. O acesso sem uma reserva não será permitido e a infração estará sujeita a multa.
Site de reservas: bluelagooncomino.mt
Horários: 8h às 13h, 13h30 às 17h30 e 18h às 22h
Implementado no dia 1º de maio o sistema de reservas vai permitir um máximo de 4.000 visitantes na Lagoa Azul em cada faixa horária, possibilitando maior conforto ao turista, proteção à natureza e ao mesmo tempo evitando picos como no verão de 2024, quando até 12.000 visitantes foram registrados na Lagoa Azul simultaneamente. Durante as primeiras semanas, funcionários no local fornecerão orientações aos visitantes que ainda não estejam familiarizados com o processo de reserva.
O novo sistema é uma das primeiras ações de um projeto de dois anos liderado pela Equipe Blue Lagoon, que reúne diversos ministérios, autoridades e entidades, incluindo a Autoridade de Turismo de Malta, o Ministério das Relações Exteriores e Turismo, o Ministério de Gozo e Planejamento, o Departamento de Transportes de Malta, a Autoridade de Meio Ambiente e Recursos Naturais, a Polícia, a LESA e o Departamento de Proteção Civil. No verão de 2025, esta primeira fase do projeto também incluirá as seguintes ações:
- Zonas de natação mais seguras e ampliadas
- Melhoria na gestão de resíduos
- Instalações sanitárias adicionais
- Aprimoramento da fiscalização em todo o território

A Autoridade de Turismo de Malta e o Ministério das Relações Exteriores e Turismo iniciarão em breve consultas com as partes interessadas sobre outras medidas de proteção e reabilitação de longo prazo. Todas as medidas estão previstas para estarem em vigor até o verão de 2026.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.