Biblioteca Viva leva música, sarau e circo
a bosques e pontos de leitura da capital
Com atividades para adultos, adolescentes e crianças, a programação é gratuita para quem quiser acompanhar
Biblioteca Viva leva música, sarau e circo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, leva uma série de apresentações culturais gratuitas pelo programa Biblioteca Viva nos Pontos e Bosques de Leitura nesta semana. A programação reúne música, sarau e circo em atividades voltadas a diferentes públicos, todas com classificação livre. Com apresentações espalhadas nos espaços de leitura e cultura dentro de centros culturais e parques do município, as atividades democratizam o acesso à cultura e transformam diferentes territórios da cidade em espaços de convivência, aprendizado e lazer.
Abrindo a agenda do Biblioteca Viva, o Coletivo Brasa apresenta o espetáculo musical “Sampa”, voltado ao público adulto, com 60 minutos de duração. A proposta é resgatar, preservar e valorizar o repertório paulista, celebrando a obra de compositores como Adoniran Barbosa e Renato Teixeira, além de canções que eternizaram a cidade de São Paulo. O grupo busca manter viva essa linguagem, seja no contexto urbano ou rural, aproximando o público da identidade musical da capital. As próximas apresentações acontecem nesta sexta (26) no Ponto de Leitura Chácara do Jockey e sábado (27) no Ponto de Leitura Parque Piqueri às 14h, e domingo (28), por fim, no Bosque de Leitura Parque Ibirapuera, às 11h.

Voltado aos adolescentes, o sarau “Peña Oye”, realizado pelo coletivo Oye Latinoamérica, traz um encontro artístico diverso e plural que reúne música, dança, poesia e pintura ao vivo, com espaço aberto ao microfone para quem quiser participar. Inspirado no conceito latino-americano de “peña” — celebração cultural de manifestações coletivas — o evento promove um ambiente de intercâmbio entre imigrantes, periféricos, indígenas, negros, brancos e pessoas LGBTQIA+, em uma jam vibrante de 60 minutos. Então anote aí: o sarau estreia nesta quarta (24) às 15h no Ponto de Leitura Butantã, quinta (25) às 14h no Ponto de Leitura Graciliano Ramos, que segue com o mesmo início de horário na sexta (26) pelo Ponto Praça Bambuzal e termina o ciclo no sábado (27) às 11h no Bosque de Leitura Parque do Trote.

A Biblioteca Viva dos Pontos e Bosques de Leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas também inclui a criançada, que terão a oportunidade de mergulhar no espetáculo circense “A Onça e o Bode”, de Adriano Mauriz, com duração de 45 minutos. Inspirado no folheto de cordel de José Costa Leite, a montagem mistura circo, música e literatura popular para narrar a história de uma onça e um bode que, sem perceber, constroem juntos uma casa à beira do rio. Quando o lar fica pronto, nenhum deles aceita abrir mão da moradia, e a convivência forçada dá início a uma série de disputas divertidas.
A atração começa nesta terça (23) às 09h30 no Ponto de Leitura Parque São Rafael, e segue na quarta (24) às 10h30 no Ponto de Leitura Jardim LaPenna e às 14h de sexta (26), sábado (27), domingo (28) e no último dia de setembro, no dia 30, no Bosque de Leitura Parque Lajeado, no Ponto Severino do Ramo, no Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi e no Ponto de Leitura Parque Vila do Rodeio (respectivamente).
Veja a programação completa do Biblioteca Viva clicando aqui.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.