Anac aponta que LATAM lidera setor aéreo brasileiro
Transporte doméstico e internacional no primeiro semestre de 2025
Conteúdo Publi-Editorial
Companhia tem a maior participação de mercado no Brasil desde 2021, impulsionada por investimentos contínuos em eficiência, conectividade, tecnologia e experiência do cliente
A LATAM liderou o mercado aéreo nacional de passageiros no primeiro semestre de 2025 com 39% de participação, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No segmento internacional, as afiliadas do grupo LATAM também se destacaram com 22% de participação nas operações de passageiros entre o Brasil e o exterior. Quando considerada apenas a concorrência com companhias aéreas brasileiras, a liderança das afiliadas da LATAM no setor aéreo internacional é ainda mais expressiva, alcançando 81,3% de participação nesse mercado no Brasil.
Na prática, a LATAM detém a maior participação nos mercados doméstico e internacional do Brasil desde 2021, segundo a Anac. Essa liderança é medida por meio do indicador RPK (Revenue Passenger Kilometer), que avalia a real demanda por transporte aéreo ao mensurar o número de passageiros transportados por quilômetro. A LATAM também lidera, há dois anos consecutivos, o ranking de viagens corporativas no Brasil da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
A companhia atribui esse desempenho à combinação de eficiência operacional, ampliação da malha aérea e investimentos contínuos em tecnologia e serviços ao cliente.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
A LATAM tem se destacado pela sua eficiência operacional, mesmo após ampliar a sua malha aérea. Em 2024, foi reconhecida pela consultoria Cirium como uma das cinco companhias aéreas mais pontuais do mundo. No Brasil, foi reconhecida como a mais pontual segundo a 10º edição do prêmio Aviação + Brasil da ANAC. Além disso, desde 2023, a empresa tem mantido uma regularidade de 99% na operação dos voos programados no país, registrando os menores índices de cancelamento do setor. Os poucos voos não realizados no período foram, majoritariamente, impactados por fatores externos à companhia, como condições meteorológicas adversas.
EXPANSÃO DA MALHA AÉREA
Hoje, a LATAM opera a maior rede da sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos — incluindo três novos destinos adicionados em 2025: Fernando de Noronha (PE), Pelotas (RS) e Ribeirão Preto (SP).
No internacional, é a única companhia aérea com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior. No segundo trimestre de 2025, reforçou essa conectividade com novas rotas como Fortaleza-Lisboa, Guarulhos-Bariloche e Rio de Janeiro-Buenos Aires. E segue em expansão: a LATAM prevê um aumento de 20% em suas operações internacionais a partir do Brasil no segundo semestre deste ano.
Essa ampliação internacional também é resultado da parceria estratégica com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), voltada à promoção do Brasil como destino e ao fortalecimento da conectividade aérea com o mundo.
MELHORES SERVIÇOS AOS CLIENTES
Em termos de produto e experiência, a LATAM segue fortalecendo sua proposta de valor. Neste ano, lançou a nova cabine Premium Business em aeronaves selecionadas, avançou com a instalação de WiFi em 90% da frota da América do Sul e anunciou a expansão deste serviço para aeronaves wide body em 2026. No Brasil, iniciou serviço de transfer com veículos elétricos da Audi para clientes prioritários em Guarulhos – serviço já oferecido no Aeroporto de Congonhas -, e anunciou a renovação de 18 aeronaves de sua frota local de Airbus A319.
No início de 2025, a LATAM reformulou seu programa de fidelidade LATAM Pass, que passou a oferecer milhas que não expiram, mais formas de acúmulo e novas possibilidades de resgate, inclusive para serviços adicionais em voos e parcerias com empresas de produtos e serviços diversos.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.