A comida finlandesa
está se tornando um recurso turístico
A imagem gastronômica da Finlândia será desenvolvida propositalmente nos próximos anos como parte do marketing turístico.
O objetivo é tornar a comida e a cultura alimentar finlandesas uma parte mais conhecida da imagem da Finlândia em todo o mundo e promover a Finlândia como um destino atraente de turismo gastronômico.
A comida tem se tornado um tópico de interesse cada vez mais importante para turistas internacionais. De acordo com uma pesquisa focada em segmentos de destino realizada pela Visit Finland, que promove o turismo internacional, os turistas estão particularmente interessados em comida local e autêntica, mas a Finlândia ainda não é um dos principais destinos para o turismo gastronômico, e a comida finlandesa não é familiar para muitas pessoas.
– Temos os ingredientes em mãos para aumentar a atratividade da Finlândia com nossa maravilhosa oferta gastronômica, que ainda não recebeu a atenção que merece. A comida finlandesa vem da natureza, das estações e da cultura. Agora temos a oportunidade de contar essa história ao mundo com uma voz forte, diz Terhi Hook, especialista em turismo gastronômico do Visit Finland.
Várias medidas serão implementadas nos próximos anos para desenvolver a imagem alimentar do país. Eles fazem parte de um novo projeto de três anos financiado pelo Ministério da Agricultura e Florestas, implementado pelo Visit Finland. O financiamento separado permite que o Visit Finland produza conteúdo e campanhas relacionadas à alimentação que não seriam possíveis com recursos normais. Em 2025, o foco será na pesquisa do cenário alimentar, na produção de conteúdo para mídias sociais e no trabalho de relações públicas e, em 2026, será lançada uma ampla campanha internacional de imagem que destacará com destaque a comida finlandesa em mercados-alvo importantes, como Alemanha e França.
– Esta é uma oportunidade importante para toda a indústria de alimentos e turismo. A comida destaca o estilo de vida finlandês e combina fortemente histórias regionais, paisagens e elementos locais. Agora estamos construindo uma nova imagem da Finlândia juntos, também através da mesa de jantar, diz Kirsi Viljanen, especialista especial do Ministério da Agricultura e Florestas. O projeto fortalece muito bem o programa geral de crescimento da indústria alimentícia, de acordo com o programa do governo, ele continua.
Aumentar a conscientização internacional sobre a comida finlandesa não apenas apoia o turismo, mas também as exportações de alimentos e a internacionalização da indústria alimentícia. O chef e dono de restaurante Henri Alén também está envolvido no trabalho de desenvolvimento e quer inspirar todo o setor a aproveitar a oportunidade.
– A comida é uma parte poderosa da cultura e da identidade. Agora temos a oportunidade de trazê-lo à tona de uma nova maneira e fortalecer a visibilidade de todo o setor no mundo todo. Espero que restaurantes, produtores e operadores regionais se juntem corajosamente, incentiva Henri Alén.
Suomalaisesta ruoasta rakennetaan matkailuvaltti
Suomen ruokamaakuvaa kehitetään lähivuosina määrätietoisesti osana matkailumarkkinointia.
Tavoitteena on tehdä suomalaisesta ruoasta ja ruokakulttuurista tunnetumpi osa Suomi-kuvaa maailmalla ja nostaa Suomi houkuttelevaksi ruokamatkailumaaksi.
Ruoka on noussut kansainvälisten matkailijoiden kiinnostuksen kohteena yhä tärkeämpään rooliin. Kansainvälistä matkailua edistävän Visit Finlandin kohdesegmentteihin kohdennetun tutkimuksen mukaan erityisesti paikallinen ja aito ruoka kiinnostaa matkailijoita, mutta Suomi ei vielä kuulu ruokamatkailun kärkikohteisiin, eikä suomalainen ruoka ole monille tuttua.
– Meillä on käsissämme ainekset Suomen vetovoiman nostamiseen upealla ruokatarjonnallamme, joka ei ole vielä saanut ansaitsemaansa huomiota. Suomalainen ruoka kumpuaa luonnosta, vuodenajoista ja kulttuurista. Nyt meillä on mahdollisuus kertoa se tarina maailmalle vahvalla äänellä, sanoo Visit Finlandin ruokamatkailun asiantuntija Terhi Hook.
Lähivuosina toteutetaan useita toimenpiteitä ruokamaakuvan kehittämiseksi. Ne ovat osa uutta, maa- ja metsätalousministeriön rahoittamaa kolmivuotista projektia, jonka toteutuksesta vastaa Visit Finland. Erillisrahoitus mahdollistaa Visit Finlandin sellaisia ruokaan liittyviä sisältöjä ja kampanjoita, joita normaaleilla resursseilla ei olisi mahdollista toteuttaa. Vuonna 2025 keskitytään ruokamaakuvatutkimukseen, sosiaalisen median sisällöntuotantoon sekä PR-työhön, ja vuonna 2026 käynnistetään laaja kansainvälinen imagokampanja, joka nostaa suomalaisen ruoan näkyvästi esiin keskeisillä kohdemarkkinoilla, kuten Saksassa ja Ranskassa.
– Tämä on tärkeä mahdollisuus koko ruoka- ja matkailualalle. Ruoka tuo esiin suomalaisen elämäntavan ja yhdistää vahvasti alueellisia tarinoita, maisemia ja paikallisia tekijöitä. Nyt rakennamme yhdessä uutta mielikuvaa Suomesta myös ruokapöydän kautta, sanoo maa- ja metsätalousministeriön erityisasiantuntija Kirsi Viljanen. Hanke vahvistaa hienosti hallitusohjelman mukaisen ruoka-alan kasvuohjelman kokonaisuutta, hän jatkaa.
Suomalaisen ruoan tunnettuuden lisääminen kansainvälisesti tukee paitsi matkailua, myös ruokavientiä ja elintarvikealan kansainvälistymistä. Mukana kehitystyössä on myös kokki ja ravintoloitsija Henri Alén, joka haluaa innostaa koko alaa tarttumaan mahdollisuuteen.
– Ruoka on voimakas osa kulttuuria ja identiteettiä. Nyt meillä on sauma tuoda se esiin uudella tavalla ja vahvistaa koko alan näkyvyyttä maailmalla. Toivon, että ravintolat, tuottajat ja alueelliset toimijat lähtevät rohkeasti mukaan, Henri Alén kannustaa.
IMPORTANTE Pessoas menores de 18 anos não estão autorizadas a beber bebidas alcoólicas. Se você dirigir, não beba, salve sua vida e a vida de quem viaja com você. Vocês são um grupo? Escolha quem vai dirigir e não beba, a vida é mais importante que uma bebida!
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.