Península Escandinava é um grande promontório do norte da Europa ocupado pela Noruega e Suécia. Estende-se para o sul do Mar de Barents do Oceano Ártico entre o Golfo de Bótnia e o Mar Báltico (leste), Kattegat e Skagerrak (sul) e os mares da Noruega e do Norte (oeste).
A península consiste essencialmente de uma massa montanhosa, grande parte da qual faz parte do antigo Escudo Báltico, partes da qual foram afetadas pela glaciação durante a Época Pleistocena. A Noruega e a Suécia compartilham os lados oeste e leste, respectivamente, dessa massa montanhosa. A Suécia, no entanto, tem extensas encostas de suave gradiente até o Mar Báltico, enquanto as montanhas da Noruega alcançam a costa real e são profundamente dissecadas por fiordes.
Como as histórias da Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia são muito interligadas, assim como coisas como feriados e tradições, esse grupo de cinco países é frequentemente referido como culturalmente escandinavo. Todos os cinco países são geralmente incluídos e as Ilhas Faroé, que são uma parte autônoma da Dinamarca, também estão incluídas na lista.