Ilhas Gregas
As mais belas ilhas das Cíclades
Quando se pensa na Grécia, logo nos vem em mente a imagem de uma ilha paradisíaca… mar azul turquesa, areia clara e, quem sabe?, um Deus grego para completar o pacote. Claro que com um território formado por milhares de ilhas, não poderia ser diferente. Embora a capital Atenas seja um dos berços da civilização ocidental, são as muitas e deslumbrantes ilhas, que atraem milhões de pessoas anualmente ao pequeno país do sul da Europa.
A quantidade de ilhas gregas é tão vasta que, mesmo indo regularmente lá, seria impossível conhecer todas as ilhas. Claro que nem todas essas ilhas são habitadas e, menos ainda, detêm infraestrutura para visitantes. Mesmo assim, conhecer todas as ilhas da Grécia seria impossível! Então, por ora, me atenho às principais ilhas das Cíclades, o pequeno arquipélago onde estão as mais famosas e bonitas ilhas gregas.
Mykonos – A Festeira
A bela Ilha de Mykonos se tornou famosa em todo o mundo, sendo uma das principais ilhas, não apenas da Grécia, mas de toda a Europa. Atrativos não faltam a essa ilha! O mar azul turquesa dá o colorido ao branco da arquitetura predominante na ilha, em um daqueles casamentos perfeitos. Praias de areia clara e fofa e uma vista de arrepiar também contam vários pontos para a ilha. Mas o que fez de Mykonos ser Mykonos é mesmo o conjunto de baladas que a ilha reuniu ao longo dos anos. Aliás, são as baladas de Mykonos que regulam o pitoresco fuso horário local. O dia começa por volta das 4 da tarde, quando a moçada acorda após uma noite intensa de baladas que se estendem até os primeiros raios de sol da manhã. Em questão de minutos as praias, desertas durante a manhã, começam a encher com uma galera animada e democrática, que vão dos 20 aos 70 anos. O volume da música vai aumentando à medida em que os espaços vazios da praia vão desaparecendo, emendando o fim de tarde a uma longa noite de agito e diversão.
Para a galera mais animada, a Praia Paradise é o lugar! Não por acaso se verá indicações de Paradise Beach assim que se chega a Mykonos. Os muitos Beach Clubs de Paradise Beach fizeram a fama do lugar. E se bater a dúvida entre um e outro, dá para ficar com todos, basta pular de um a outro nos embalos das batidas eletrônicas. Mas como Mykonos agrada a gregos e troianos, se a intenção é se esparramar nas areias claras de uma praia mais tranquila, ao som das ondas do mar, é melhor seguir rumo a Platis Yialos, onde fica o lado mais “família” da ilha. Composta pelas praias de Platis Yialos, Psarou e Agios Anna, essa faixa de areia clara e fofa também é uma das mais bonitas dessa ilha paradisíaca. E, entre a agitação de Paradise e o sossego de Platis Yialos, podemos contar com a maravilhosa Agios Ioannis. Localizada bem de frente para a mítica ilha de Delos, foi nessa praia em que foram filmadas cenas do filme Shirley Valentine e, desde então, também passou a ser uma das mais frequentadas de Mykonos.
Antes ou depois das praias e baladas, vale a pena passear pelo bairro conhecido como Little Venice, aproveitando os seus charmosos bares e restaurantes ao lado do mar. Passeando por Little Venice, é de se observar o charme de suas construções inspiradas na cidade italiana, com as varandas suspensas sobre o mar azul. Esse pitoresco bairro, em seus primórdios, foi ocupado por capitães navais e ricos comerciantes, por causa de sua proximidade ao antigo porto da ilha. Mais tarde, se tornou o reduto de pescadores. Agora, com os moinhos de ventos instalados em seu entorno e um pôr do sol de tirar o fôlego, o bairro se tornou um dos mais importantes pontos de interesse dos milhares de visitantes que lotam Mykonos durante o verão. De resto, vale a pena se perder no labirinto de ruelas do centrinho da ilha, ocupadas com as características casas brancas com janelas e portas pintadas em azul. Esqueça o GPS e caminhe, caminhe e caminhe. No final, certamente uma dessas ruelas te levará ao porto.
Santorini – A Romântica
Se você procurar as listas de lugares mais românticos do mundo, certamente vai encontrar Santorini entre eles. A Ilha de Santorini é, merecidamente, reconhecida pelo seu clima romântico. Afinal, qual coração seria capaz de resistir ao pôr do sol mais lindo de toda a Grécia?
O arquipélago das Cíclades foi criado em uma área vulcânica, sendo que a própria ilha de Santorini era apenas uma ilha vulcânica até o ano de 1.450 a.C., quando uma primeira forte erupção deu origem à ilha, mas foram as erupções de 197 a.C. e de 1707 que moldaram a geologia atual da ilha, em forma de uma lua crescente. Hoje, a grande cratera do vulcão se tornou uma das vistas mais prestigiadas de Santorini, facilmente avistada dos vilarejos de Fira e Óia.
Fira é o vilarejo mais movimentado da ilha, contando com uma grande gama de opções de hospedagem, bares, restaurantes e discotecas, o que acaba atraindo um público mais jovem e festeiro. Também é em Fira que fica o maior cartão-postal de Santorini, a igreja de Agíos Minás, toda pintada de branco e com a sua grande cúpula azul. Já Óia, na parte mais alta da ilha, ficam concentrados os hoteis de luxo, construídos em meio às rochas, compondo os cenários perfeitos para uma viagem romântica. Também é Óia que oferece as vistas mais espetaculares do mar e do pôr do sol de Santorini. Um programa imperdível por lá é jantar em um dos restaurantes à beira do penhasco, enquanto o sol, caprichosamente, vai se pondo atrás da cratera vulcânica.
Outras pequenas ilhas compõem o território de Santorini, podendo ser facilmente visitadas com um passeio de barco pela região. Além disso, vale a pena dedicar um tempinho para o dolce far niente nas belas praias de Kamári e Períssa, com suas particulares faixas de areia negra, herança das erupções vulcânicas da ilha. E para quem puder e quiser curtir ao máximo o clima de Santorini, é imperdível passear pelo Mar Egeu a bordo de um veleiro. Afinal, o azul do mar contrastando com o branco da vela forma uma das paisagens mais belas dessa ilha paradisíaca.
Ios – A Desconhecida
Se você nunca ouviu falar da Ilha de Ios não se culpe, pois essa pequena ilha grega não é mesmo das mais conhecidas. Afinal, não é fácil rivalizar com as icônicas Mykonos e Santorini. Eu mesma demorei pacas para saber da existência de Ios, mas a sua descoberta foi uma grata surpresa. Não demorei para colocar Ios na minha lista de preferências, já que essa ilha é realmente um pequeno tesouro das Cíclades.
Me apaixonei por Ios assim que vi a Praia de Mylopotas. Essa que é a principal praia da ilha é de uma beleza singular! A areia clara e fofa combinando com o mar azul turquesa estão lá para o deleite de seus visitantes. Mas, ao contrário das suas irmãs famosas, Ios não tem tanta disputa por grão de areia e, assim, fica muito mais agradável curtir a beleza do lugar. Ao redor da Mylopotas ficam restaurantes e hoteis, sendo alguns resorts de luxo encravados na rocha, no melhor estilo de Santorini.
Se perder pelas pequenas ruas do centrinho de Ios é outra atração imperdível. Com uma brecha aqui e outra acolá, nos deparamos com vistas espetaculares da ilha e do mar Egeu. Os moinhos de vento dão um charme ainda mais especial ao lugar. E para quem não abre mão de uma vida noturna agitada, Ios tem também! Quando a noite cai, a galera mais animada vai migrando para os muitos bares e casas noturnas que funcionam até as primeiras horas da manhã. E um outro passeio interessante é alugar um triciclo para ir a pontos mais distantes da ilha, como no alto das colinas, que proporcionam vistas espetaculares, além de visitar ruínas antigas. Afinal, na ilha desconhecida a melhor pedida é mesmo se entregar ao desconhecido!