Mundo Zira exibirá o documentário "Era Uma Vez Um Menino"
sobre o multiartista Ziraldo
Dirigido por Fabrizia Pinto, longa — que será exibido no Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil—, traça a trajetória do multiartista por meio de depoimentos e entrevistas concedidas por ele ao longo da vida. A entrada é gratuita.
A magnitude de Ziraldo, um dos mais renomados multiartistas brasileiros, ganha um novo cenário no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo através da exibição do documentário ‘Era Uma Vez Um Menino’, parte da programação da exposição ‘Mundo Zira’, que traz uma viagem imersiva e interativa na obra de Ziraldo e que também se despede de São Paulo no próximo dia 27 de outubro. O documentário será exibido no Cinema do CCBB nos próximos dias 18 e 26 de outubro, às 11h00, em uma semana especial onde o artista mineiro completaria 93 anos. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso pelo site e na bilheteria física do CCBB, com 1 hora de antecedência, sujeita à lotação.
Dirigido por Fabrizia Pinto, filha de Ziraldo, e com a produção da Lumen Produções, ‘Ziraldo — Era Uma Vez Um Menino…’ é o retrato do artista por ele mesmo. O filme traça a trajetória e a obra de Ziraldo, por meio de depoimentos e entrevistas concedidos por ele ao longo de mais de quarenta anos, e de sua vasta produção artística. Uma história onde vida e arte estão entrelaçadas, contada por sua própria voz e emoção.
‘Era Uma Vez Um Menino’
No documentário ele faz reflexões sobre seu processo de criação, seus personagens, família, política e seu país. Ziraldo, cuja obra tem encantado gerações e gerações de brasileiros, é um artista múltiplo. Desenhista, jornalista, escritor, autor de histórias em quadrinhos, caricaturista, chargista e designer é também dono de uma personalidade tão exuberante quanto sua obra, homem de mil e um amigos, das redações de jornais, revistas e televisão e da militância política.
A dinâmica entre cada etapa da sua vida, cada nova descoberta, com suas obras e seus personagens é o eixo desse documentário afetivo, realizado pela cineasta Fabrizia Pinto, sua filha, com produção de Marcela Sá e Nina Luz.
O CCBB São Paulo, no coração do Centro Histórico, abre suas portas para mais esta experiência imersiva sobre o mundo fantástico de Ziraldo, proporcionando aos visitantes uma oportunidade lúdica de se conectar com o legado do artista.
Exibição do documentário ‘Ziraldo – Era Uma Vez Um Menino…’
- Período: 18 e 26 de outubro de 2025
- Horário: 11h00
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema
- Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
- Próximo à estação São Bento do Metrô
- Ingressos: Gratuitos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB, com 1 hora de antecedência de cada sessão.
- Contato: (11) 4297-0600 | E-mail: ccbbsp@bb.com.br
- Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
- Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
- Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
- Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
- bb.com.br/cultura
- instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp | tiktok.com/@ccbbcultura
FICHA TÉCNICA:
- DIREÇÃO: FABRIZIA PINTO
- PRODUÇÃO: MARCELA SÁ / NINA LUZ
- ROTEIRO: FERNANDA POLACOW / JULIA DE ABREU
- FOTOGRAFIA: CARLOS CHAVES / TOMAZ VIOLA
- MONTAGEM: ANDRÉ ALVES PINTO / GUSTAVO RIBEIRO
- TRILHA SONORA: ANTONIO PINTO
- FINALIZAÇÃO IMAGEM: THE EN
Sobre o Instituto Ziraldo:
Instituição cultural que preserva e disponibiliza o acervo visual e intelectual do artista Ziraldo, é responsável pelo desenvolvimento de projetos a partir desse acervo relevante e representativo de sete décadas de nossa história atual.
Sobre a ZAP
A Ziraldo Artes Produções, a ZAP, é a entidade que representa os direitos autorais dos personagens, marcas e conteúdos do criador Ziraldo para os fins de desenvolvimento de projetos culturais, educacionais, artísticos, campanhas e licenciamentos de produtos e serviços.
A obra de Ziraldo é composta por mais de 200 títulos literários, 25 mil desenhos em seu acervo e pelo menos 30 universos de IPs, como O Menino Maluquinho, FLICTS, A Turma do Pererê, Uma Professora Muito Maluquinha, Os Bebês Maluquinhos, The Supermãe, entre outros.
Os estúdios da ZAP desenvolvem materiais sob medida para campanhas sociais, governamentais e corporativas. Funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro, ligados à família de Ziraldo, a parceiros associados e ao Instituto Ziraldo, que tem sede no Rio de Janeiro e atua na preservação, difusão e memória do acervo visual e intelectual do multiartista.
Sobre o CCBB São Paulo
O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado para formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
Sobre a BB Asset
A BB Asset, empresa do Banco do Brasil, é responsável pela gestão de mais de 1.200 fundos de investimento, atendendo milhões de pessoas que buscam realizar seus sonhos. Líder nacional no setor, administra cerca de R$ 1,7 trilhão* em patrimônio líquido e é reconhecida pela excelência de sua gestão, com as maiores notas das agências de classificação de risco Fitch Ratings e Moody’s. Desenvolvemos nossas soluções de investimento para atender a diferentes objetivos, sempre alinhadas às necessidades de cada perfil de cliente. Mas acreditamos que nosso papel vai além da gestão de ativos, como maior gestora de fundos do país, temos a responsabilidade de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, participativa e conectada com o que realmente importa. Por isso, investimos em iniciativas que promovem o desenvolvimento ambiental, social, de governança e cultural. Investir em cultura é investir em transformação e melhorar a vida das pessoas. BB Asset: busque mais para seus investimentos.
*Dados da ANBIMA de maio de 2025
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: redacao@suoviaggio.com.br. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.