Concurso de fotografia subaquática do Projeto Budiões
Inscrições abertas para a 3ª edição
Participantes podem concorrer em duas divisões e cinco categorias temáticas
O mar brasileiro volta a ser palco de inspiração artística. O Projeto Budiões acaba de abrir as inscrições para a 3ª edição do concurso cultural de fotografia Mar de Budiões, que acontece de 1º a 12 de setembro. A iniciativa convida fotógrafos profissionais, amadores e iniciantes a registrarem a vida marinha e a beleza dos oceanos em imagens que unem arte, técnica e conservação ambiental.
Aberto a participantes de todas as idades, brasileiros e estrangeiros residentes no país, o certame busca valorizar a fotografia subaquática como ferramenta de sensibilização para a preservação dos mares. As inscrições e o envio das fotos devem ser feitos exclusivamente pelo site www.budioes.org/concursobudioes.
Os concorrentes poderão se inscrever em duas divisões: DM, destinada a fotos feitas com câmeras DSLR ou Mirrorless, e CM, voltada a registros com câmeras compactas. Cada participante poderá enviar até uma foto por categoria, que incluem: Grande Angular, dedicada a paisagens subaquáticas, com ou sem mergulhadores; Close-up, para imagens de aproximação de qualquer assunto marinho, exceto peixes; Peixes, com registros de indivíduos isolados, cardumes ou partes de peixe; Temática, que neste ano terá como destaque as Espécies Exóticas Invasoras e Budiões ou Peixe-papagaio, exclusiva para as espécies foco do projeto. São eles: Budião-azul (também chamado peixe-papagaio azul ou bico-verde), budião-banana (ou peixe-papagaio zelinda), peixe-papagaio cinza (budião-cinza ou bobó), budião-sinaleiro (ou batata), budião-bandeira (peixe-papagaio dos recifes), peixe-papagaio vermelho, papagaio-anão e budião de Trindade.
As fotografias serão avaliadas por um júri técnico especializado em fotografia subaquática, que considerará critérios como técnica, composição, iluminação, foco, criatividade e adequação ao tema. No caso da divisão CM, as melhores imagens ainda passarão por votação popular no perfil do Instagram do Projeto Budiões (@budioes), entre os dias 18 e 23 de setembro.
O anúncio dos vencedores será feito no dia 26 de setembro. Os primeiros colocados de cada categoria receberão um troféu em formato de budião, o livro Conservação Marinha Projeto Budiões e brindes exclusivos.
Mais do que premiar talentos, o concurso Mar de Budiões busca ampliar o olhar sobre a biodiversidade marinha brasileira e incentivar a proteção de espécies e habitats ameaçados.
Sobre o Projeto Budiões
Criado em 2020, o Projeto Budiões atua ao longo dos mais de 7 mil quilômetros da costa brasileira com o objetivo de conciliar conservação marinha e desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras. Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto busca reduzir a pesca predatória, estimular alternativas econômicas sustentáveis e apoiar políticas públicas voltadas para a gestão eficiente dos recursos naturais.
A iniciativa reúne cientistas de seis universidades brasileiras e monitora populações de budiões em 12 estados do país. Esses peixes, conhecidos popularmente como peixes-papagaio, são fundamentais para a saúde dos recifes de corais, já que controlam o crescimento de algas. Entre eles, o budião-azul (ou bico-verde) figura na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção desde 2014.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.