Museu da Imigração inaugura exposição Deslocamentos da memória
com obras de Alexandra Ungern e Heloisa Lodder
Conteúdo Publi-Editorial
A mostra explora a preservação da memória, individual e coletiva, mediante diversos meios artísticos
O Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – inaugura, em 23 de agosto, a exposição Deslocamentos da memória, que reúne trabalhos das artistas Alexandra Ungern e Heloisa Lodder. A mostra convida o público a refletir sobre como lembranças individuais e coletivas são preservadas e transformadas por meio da arte.
A temporária, que já passou pelo Rio de Janeiro, Uberlândia e Blumenau, chega a São Paulo em sua mais completa edição. Com linguagens e processos distintos, as artistas constroem narrativas visuais que transitam entre o registro e a reinvenção da memória. Heloisa Lodder investiga a fragmentação e a degradação urbana, abordando o impacto da especulação imobiliária e o apagamento do patrimônio arquitetônico paulistano. Na série Tridimensionalidade da memória, preserva fragmentos de demolições, transformando-os em vestígios de histórias esquecidas. Sua produção abrange fotografia, videoarte, performance e objetos.
Já Alexandra Ungern parte da história de sua família para revisitar as experiências de imigração da Hungria para o Brasil no pós-Segunda Guerra Mundial. Em algumas obras, utiliza a técnica histórica da cianotipia para imprimir fotografias antigas em tecidos, criando imagens que evocam tempos passados e afetos familiares. Trabalhos como Eu adorava esse tempo e Carregando memórias ressignificam objetos e imagens como guardiões de histórias.
A exposição propõe uma reflexão sobre a preservação e o apagamento de memórias urbanas e pessoais, destacando a potência da arte como meio de resistência, documentação e reconstrução de narrativas.
A cerimônia de abertura ocorrerá no sábado, 23 de agosto, às 11h, e ocupará a sala de exposições temporárias Hospedaria em Movimento até 14 de dezembro de 2025.
Museu da Imigração
- Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
- Tel.: (11) 2692-1866
- Ingressos: R$ 16 (inteira) | R$ 8 (meia-entrada)
- Bilheteria: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
- Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição | Metrô Bresser-Mooca
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.