A Deus Papa Francisco
Conclave em Ano de Jubileu
Neste 21 de abril o Papa Francisco,
aos 88 anos, deixou o mundo terreno para iniciar a Sua viagem à vida eterna. Sofrendo de uma pneumonia infecciosa, o Papa Francisco chegou a ter alta do hospital recentemente e ontem, domingo de Páscoa, fez a sua última aparição pública, ao participar brevemente das celebrações de Páscoa na Piazza San Pietro, no Vaticano.
O corpo do Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro em um caixão confeccionado de forma simples e posto diretamente sobre o chão da basílica, uma exigência do Papa que definiu o seu funeral há cerca de um ano. Na próxima quarta-feira (23), o corpo do Papa Francisco será transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado a pedido do próprio Papa. Após os ritos fúnebres do Papa Francisco, incluindo o período das novendiales, será aberto o conclave para a eleição do novo Papa.
Com a morte do Papa Francisco se abre o conclave para a eleição do novo Papa. Se um conclave já é um evento de enorme relevância para os fieis de todo o mundo, este será ainda mais significativo, pois em toda a história da Igreja Católica é apenas a quarta vez em que ocorre um conclave em ano de Jubileu, sendo a primeira com a eleição do Papa Júlio III em 1550; a segunda em 1700 com eleição do Papa Clemente XI; e a terceira em 1775, quando foi eleito o Papa Pio VI. Se Roma já tinha a expectativa de receber 35 milhões de turistas por causa das comemorações do Jubileu, esse número tende a aumentar agora que o Vaticano irá eleger um novo Papa. Portanto, se a sua intenção é participar desse evento raríssimo, é fundamental contar com uma boa organização para não sofrer perrengues.
Em meio a diversas celebrações, os fieis de todas as partes do mundo aguardam ansiosos pela nomeação do Papa que guiará a Igreja Católica nós próximos anos, já assumindo o Papado com o grande desafio de conduzir as celebrações do Jubileu 2025.
Que o Papa Francisco continue a olhar pelos seus fieis!
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.