Serra Pelada (Pará)
Nova rota vai promover turismo sustentável na região
Projeto beneficiará 200 empresas de comunidades locais
Historicamente conhecida pelo garimpo e conflitos sociais, a região de Serra Pelada está prestes a revelar um imenso potencial turístico. A proximidade com os rios Araguaia e Tocantins, além da riqueza de seu patrimônio cultural e natural, é a garantia de uma experiência diferenciada aos visitantes. É por conta desse potencial que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) está promovendo a Rota Turística Novo Ouro de Serra Pelada. Além de divulgar a região para turistas brasileiros, o objetivo é também atrair os estrangeiros que vão acompanhar a conferência do clima das Nações Unidas, que acontece na capital paraense em novembro deste ano.
O projeto, cujo roteiro está em fase de estruturação, abrange os municípios de Curionópolis, Parauapebas e Eldorado do Carajás, interligados por uma rede de estradas que facilitam o acesso a partir dos aeroportos de Carajás e Marabá. O esforço integra um conjunto de ações para promover locais com potencial para o turismo sustentável de base comunitária no Pará. A promoção dessa nova rota deve gerar oportunidades de emprego e renda, especialmente nos setores de hotelaria, transporte e comércio local, beneficiando 200 pequenas e médias empresas. O projeto é executado em parceria com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) e integra o programa AL-INVEST Verde, coordenado pela organização alemã Sequa.
“Ao chamar a atenção do turista para as belezas da região e oferecer alternativas econômicas viáveis às comunidades, o projeto ajuda a incluir micro e pequenas empresas e agricultores familiares nas cadeias de valor do turismo”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará. “Acreditamos que este pode ser um destino de turistas internacionais, especialmente porque nosso estado deve receber mais visitantes estrangeiros por causa da conferência do clima da ONU”, completa. Mais de 50 mil turistas estrangeiros são esperados em Belém durante o evento e a expectativa é que também visitem outros destinos na região.
O turismo internacional já está aquecido no estado. No ano passado, o Pará recebeu mais de 32 mil visitantes do exterior, contra 21.724 em 2023 – o aumento foi de 47,4%, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Somente em dezembro, 2.350 estrangeiros visitaram o estado. “Acreditamos na continuidade desse crescimento. Um dos principais legados da COP 30 para o estado deverá ser a criação e a promoção de roteiros como este, que fortalecem a posição do Pará como um destino turístico internacional”, reforça Rubens Magno.
Sobre Serra Pelada
A história da região é marcada pela intensa exploração de ouro em um grande garimpo a céu aberto, que foi capaz de mobilizar mais de 100 mil trabalhadores entre 1980 e 1992, e pela expansão de atividades agrícolas que resultaram em problemas econômicos, sociais e ambientais. Portanto, incentivar o turismo sustentável na região é um dos caminhos para reverter esse cenário e traçar novas perspectivas para a população da região.
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.