CÉZANNE 2025
REABERTURA DA CASA E DO ATELIÊ DE CÉZANNE EM AIX-EN-PROVENCE
Conteúdo Publi-Editorial
Provence-Alpes-Côte d’Azur
Primavera 2025
Em 2025, Aix-en-Provence celebrará o grande festival de Cézanne com a reabertura de dois importantes locais artísticos: seu estúdio, que abriga os modelos de suas últimas naturezas-mortas, seus móveis, seus equipamentos e seus objetos mais queridos e a casa de sua família em Jas de Bouffan, listada como monumento histórico. Durante uma visita guiada, os visitantes podem descobrir o que essa propriedade significou para o pintor: um ponto de ancoragem, um teatro para suas primeiras pinturas e um estúdio criativo. As vistas favoritas de Cézanne, que apareceram em cerca de 50 de seus óleos e aquarelas, também estão expostas na casa. Outra visita obrigatória é a pedreira de Bibémus, onde ele costumava pintar durante sua estada em Aix, e passear pelas ruas que marcaram a vida, o olhar e o trabalho desse pai da pintura moderna.

O que esperar da exposição
A exposição de verão Cezanne au Jas de Bouffan tem uma trilha temática que explora o trabalho que o artista fez na casa da família em Aix-en-Provence entre 1860 e 1899. A mansão era mais do que um lar; tornou-se o estúdio criativo de Cézanne, onde ele experimentou as técnicas e temas que se tornaram sua assinatura.
Obras-primas em exposição
A retrospectiva exibe uma centena de peças que ilustram o quanto a casa influenciou sua arte. Apresenta os temas favoritos de Cézanne: paisagens provençais, autorretratos, os famosos banhistas e naturezas-mortas em óleo e aquarela.
As obras-primas da exposição incluem as icônicas As Quatro Estações: Primavera, Verão, Outono, Inverno, Banhista e as Rochas, Jogo de Esconde-esconde (baseado em Lancret), Autorretrato em Frente a um Fundo Rosa, Os Jogadores de Cartas, Natureza-Morta com Cerejas e Pêssegos e Os Banhistas.
A exposição exibe peças emprestadas por museus de renome mundial em Paris, Nova York, Tóquio e Londres, dando a você uma visão fascinante de Cézanne, desde sua juventude até suas maiores obras-primas.
Curador da exposição: Bruno Ely, curador-chefe, diretor do Musée Granet
Curador independente: Denis Coutagne, presidente da Société Paul Cézanne, curador-chefe de patrimônio, ex-diretor do Musée Granet
What to expect from the exhibition
The Cezanne au Jas de Bouffan summer exhibition has a themed trail exploring work the artist did at the family home in Aix-en-Provence between 1860 and 1899. The manor was more than a home; it became Cezanne’s creative studio where he experimented with the techniques and themes that became his signature.
Masterpieces on display
The retrospective showcases a hundred pieces illustrating just how much the house influenced his art. It presents Cezanne’s favourite themes: Provençal landscapes, self-portraits, the famous bathers and still lifes in oil and watercolour.
The exhibition’s masterpieces include the iconic The Four Seasons: Spring, Summer, Autumn, Winter, Bather and the Rocks, Game of Hide and Seek (based on Lancret), Self-Portrait in Front of a Pink Background, The Card Players, Still Life with Cherries and Peaches and The Bathers.
The exhibition displays pieces loaned by world-renowned museums in Paris, New York, Tokyo and London, giving you a fascinating insight into Cezanne, from his youth to his greatest masterpieces.
Exhibition curator: Bruno Ely, chief curator, Musée Granet director
Independent curator: Denis Coutagne, Société Paul Cezanne president, heritage chief curator, former Musée Granet director
O Portal SuoViaggio também oferece espaços de publicação para terceiros. Este artigo foi publicado por ou em nome de um terceiro independente, por este motivo a equipe editorial não se responsabiliza pelo conteúdo. Caso o leitor detecte conteúdo que viole as regras de publicação ou acredite que o conteúdo é impróprio, ele é convidado a nos denunciar em: [email protected]. Faremos uma avaliação criteriosa e, caso tenham ocorrido violações, a postagem será removida, reservando-se o direito de também suspender seu autor.