Sextou com SuoViaggio: Mineirão
Série: Templos Sagrados do Futebol Brasileiro
Mineirão
Como parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mineirão é um dos principais estádios de futebol do país, tendo sido palco de grandes confrontos dos tradicionais clubes mineiros e da seleção brasileira
Seguindo com a nossa série sobre os Templos Sagrados do Futebol Brasileiro, chegamos ao Estádio Governador Magalhães Pinto. Hããããã????? Se você nunca ouviu falar no Estádio Governador Magalhães Pinto não se preocupe, ninguém conhece esse estádio pelo seu nome oficial. Mas tenho certeza de que você já ouviu falar no Mineirão, certo? Impossível falar do Mineirão sem trazer à tona a triste lembrança daquele vexame dos 7 X 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Então, como se não bastasse o Maracanaço, agora também temos que conviver com o Mineiraço. Mas, o estádio também já foi o palco de muitos outros confrontos importantes – e felizes, como as 5 finais de Libertadores da América que sediou, sendo que na última, ocorrida em 2013, o Galo bateu o Olimpia do Paraguai em casa.
O Mineirão foi inaugurado em 1965 e reestruturado para a Copa do Mundo de 2014, quando Belo Horizonte foi eleita uma das cidades-sede do mundial. Dada a sua importância histórico-cultural para a capital mineira, já que é parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek e declarado Patrimônio da Humanidade em 2016, o Mineirão foi tombado como Patrimônio Cultural da Cidade de Belo Horizonte. Além de hospedar os três maiores times de Minas Gerais: Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro, o estádio também recebe os maiores espetáculos da capital mineira.
Como os outros grandes estádios do mundo, o Mineirão oferece ao público um tour guiado pelos seus bastidores. Em cerca de 1 hora, os visitantes têm acesso à sala de imprensa, aos camarotes, à sala de aquecimento, ao vestiário e, claro, ao gramado do estádio que também é chamado de Gigante da Pampulha! Além do tour pelas áreas restritas do estádio, os visitantes ainda podem conhecer o Museu Brasileiro do Futebol, no qual a história da cidade, do estádio e do futebol dos clubes mineiros é contada através de documentos, objetos e fotos dispostos em 14 salas expositivas. E considerando a tradição do Mineirão em espetáculos além do futebol, ainda é possível deslizar para o centro do gramado a bordo de uma tirolesa, programão que agrada aos fãs de adrenalina, independentemente se são Galo ou Raposa.
Com um Mineirão repleto de atrativos e história para contar, quem é que quer saber de Mineiraço?
Essa coluna é dedicada à cultura e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!
Foto: site oficial Mineirão (Pedro Vilela)