Sextou com SuoViaggio: Vila Belmiro

Série: Templos Sagrados do Futebol Brasileiro
Vila Belmiro

Mesmo sem a grandiosidade das modernas arenas, o gramado da Vila Belmiro já serviu de palco para as maiores estrelas do futebol brasileiro

Embora seja o menor entre os estádios dos grandes times brasileiros, o Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, guarda algumas das maiores e melhores memórias do futebol brasileiro. A casa do Santos não tem a magnitude do Maracanã e a grandiosidade das modernas arenas, mas é a casa de grandes craques do futebol brasileiro, a começar pelo rei do futebol, Pelé.

O estádio da Vila Belmiro foi fundado em 1916 e, exatamente 40 anos depois, em 15 de novembro de 1956, estreava nos gramados da Vila um moleque promissor chamado Pelé. Deu-se início a uma Era, a Era Pelé.

santos vila belmiro o time que parou a guerra foto: suovia

Já com muitos títulos na bagagem, o lendário time dos Santos de 1969 desembarcou na Nigéria para uma partida contra a seleção do meio oeste. A região, que vivia uma brutal guerra separatista, teve um dia de trégua, para que todos pudessem ver o espetáculo de Pelé e Cia. Por causa desse episódio, o Santos passou a ser chamado de “time que parou a guerra”. Aquela partida não valia nenhuma taça, mas salvou vidas naquela terça-feira de 4 de fevereiro de 1969, uma das maiores conquistas do time alvinegro!

Em comemoração ao centenário da Vila, em 22 de julho de 2016, o gramado da Vila recebeu a tocha olímpica, com direito a muita festa na arquibancada, sendo um momento memorável para os torcedores desse clube de tantas glórias. Aliás, as taças dos muitos campeonatos conquistados pelo Santos podem ser vistas no Memorial das Conquistas, o museu do clube. Os mais velhos relembram os títulos históricos, como os 3 campeonatos mundiais, enquanto os mais jovens correm para tirar uma foto ao lado da Taça da Libertadores da América de 2011, o último grande título dos Santos. Não importa a geração do visitante, todos se encantam com as muitas conquistas do Peixe.

Graças ao longo histórico de títulos e de revelação de grandes craques, o estádio santista, atrai visitantes de todas as partes do Brasil. Afinal, como não aproveitar uma ida ao litoral paulista para visitar a casa de craques como Pelé, Pepe, Coutinho e, mais recentemente, Robinho, Ganso e Neymar? Mas, embora as pessoas associem o Santos à tradição de revelar grandes atacantes, o clube também nos deu alguns dos maiores defensores do futebol brasileiro, como Gilmar dos Santos Neves, Mauro Ramos de Oliveira, Zito, Clodoaldo e, claro, Carlos Alberto Torres, o grande capitão da seleção brasileira do tri em 1970. Tanto atacantes quanto defensores são homenageados no Memorial das Conquistas.

Através da visita à Vila Belmiro, ainda é possível ver o vestiário dos jogadores, onde foi preservado o armário do rei Pelé, lacrado após a sua última partida na Vila. Pelé deixou uma caixa fechada em seu armário, mas ninguém conhece o seu conteúdo e tampouco quando o armário poderá ser reaberto, permanecendo como um dos maiores mistérios do futebol nacional. A partir do vestiários, os visitantes têm a bela sensação de atravessar o túnel que dá acesso ao gramado, onde finalmente encontramos o gramado que serviu de palco para as maiores estrelas do futebol brasileiro!

Independentemente de seu time do coração, é impossível ficar indiferente à história magnífica construída pelo Santos Futebol Clube.

 

Essa coluna é dedicada à cultura e lifestyle. Aproveite para escrever seus comentários ou sugestões para mim em [email protected]. Até a próxima!