Share Button

Decidi aprender italiano por puro hobby, simplesmente porque achava maravilhosa a sonoridade da língua italiana. Então, para relaxar do estresse nosso de cada dia, me matriculei em uma escola de italiano.  E para melhorar o meu vocabulário de forma prazerosa, passava horas traduzindo letras de músicas dos cantores italianos que se ouvia no Brasil, como Andrea Bocelli, Laura Pausini e Eros Ramazzotti. Com o passar do tempo e maior permanência na Itália, aprendi que a música italiana vai muito além do lírico e do melodioso pop. Tem música italiana para todos os gostos, do Hip Hop ao bom e velho Rock and Roll!

Como sou apaixonada por Rock in Roll desde que me conheço por gente, não demorou muito para que eu conhecesse o que a Itália oferece de melhor nesse gênero, daí foi um pulo até eleger Ligabue como o meu rocker italiano preferido. Passei anos ouvindo suas músicas, mas até então jamais tinha conseguido conciliar a agenda para ver um show seu, até que finalmente deu certo. Como um prêmio pela longa espera, fui ao show de comemoração dos seus 25 anos de carreira, um mega evento que bateu todos os recordes italianos.

O show foi em um antigo aeroporto em Reggio Emilia, a cerca de 2 horas de onde moro. A grandiosidade do evento se fez notar já na estrada, quando vi as placas de aviso indicando a melhor saída para o show do Ligabue! Um público de mais de 150 mil pessoas lotaram a área do aeroporto até onde a vista não alcançava. O público era variado, com uma galerinha que nem era nascida quando o Ligabue começou a sua carreira, mas que sabia cantar todas as suas músicas e tinha pique para acampar lá por 2 semanas a espera do ídolo. Me contentei em ficar a uns 300 metros do palco, mas sem tumulto. Pontualmente às 20:30 horas a festa começou. O Ligabue entrou no palco com a sua primeira banda pra tocar na íntegra o primeiro álbum, inclusive uma das minhas músicas preferidas que não costuma ser tocada em shows normais. Fui ao êxtase! Uma hora depois, sai a primeira banda e entra a segunda, para tocar o segundo álbum, novamente na íntegra. Mais uma hora e pouco de show, até sair a segunda banda e entrar a terceira, que o acompanha atualmente. Havia chegado a hora de tocar as músicas mais recentes da sua carreira, numa coletânea incrível.

O Ligabue reuniu todos os músicos que o acompanharam ao longo de seus 25 anos de carreira, para fazer um mega show de exatamente 3 horas e 40 minutos, tocando sei lá quantas músicas. Jamais tinha visto um show como esse… simplesmente memorável!!!