Share Button

Adoro essa época de fim de ano! Adoro estar com as pessoas queridas, adoro me preocupar em escolher e comprar presentes, adoro ir às compras, adoro ver as decorações de Natal pelas ruas e lojas, adoro fazer decoração natalina em casa, adoro escolher os vinhos para a ceia. Adoro, sobretudo, estar com as pessoas que mais amo nessa data tão singular e família! Infelizmente, tendo família em dois países diferentes e distantes, nunca consegui passar o Natal com a reunião de ambas as famílias. No ano passado celebrei o Natal com a família italiana, já nesse ano vim para São Paulo para festejar com a família brasileira. E assim vou levando…

Uma das grandes tradições da Europa nessa época são os mercadinhos de Natal, que começaram na Alemanha e se espalharam para boa parte da Europa. Nesses mercadinhos encontra-se um pouco de tudo, desde enfeites de Natal até as guloseimas locais. Também são boas opções para as compras de lembrancinhas para a família e amigos. Certa vez, no mercadinho de Natal de Viena, comprei uma pashmina por apenas 10 euros! Se naquela noite não estivesse tão entretida com os deliciosos pães à venda em outra barraca, certamente teria feito melhor as contas e comprado pelo menos umas 5 daquelas pashminas.

Uma diferença grande que senti entre os dois países foi em relação ao momento de maior celebração do Natal. Cresci no Brasil habituada a celebrar a noite de Natal, com uma ceia bem caprichada; já na Itália, é no almoço de Natal que ocorre a grande celebração da data. Estranhei um pouco no ano passado, quando me deparei com aquele almoço farto e longo, com uma duração de cerca de 4 horas, pois estava muito acostumada a almoçar no Natal as sobras da ceia. Nesse Natal, volto às minhas origens e no dia 25 vou me refestelar com as sobras da ceia, mas morrendo de inveja daquele almoço farto e longo da Itália!

Desejo a você um Feliz Natal, com muita luz, paz e harmonia!!!