Share Button

Em outubro, a revista americana Condé Nast Traveler divulgou o ranking 2016 das escolhas dos leitores. A revista americana elencou os melhores do turismo em diversas categorias, como os melhores hoteis, as melhores companhias aereas, os melhores resorts etc.

Especificamente sobre os destinos, o ranking da Condé Nast Traveler elegeu as 40 melhores cidades do mundo, dentre as quais 24 estão na Europa, 7 na Ásia e Oriente Médio, 2 na Oceania, 1 na África, 5 no Canadá (EUA têm um ranking separado) e 1 no México. Porém, embora a Europa lidere o ranking com 24 cidades listadas, apenas 5 estão entre as Top Ten; enquanto que a Ásia conta com as duas primeiras colocações, em um total de apenas 7 cidades. Uma certa incoerência segundo o meu ponto de vista, mas sempre se pode afirmar que gosto é gosto e cada um tem o seu.

O fato de o Canadá sozinho contar com 5 cidades em uma lista de 40 demonstra a sua vantagem geográfica, já que o ranking foi elaborado pelos leitores americanos da Condé Nast Traveler. É claro que os votos são feitos com base no que se conhece e, considerando a proximidade geográfica do Canadá aos Estados Unidos, é compreensível que os americanos conheçam mais do Canadá do que dos países dos demais continentes. Justamente por causa desse e de outros aspectos, devemos considerar o ranking da Condé Nast Traveler apenas mais um entre outros rankings.

Enquanto faço o meu próprio ranking mental, onde certamente terá mais de América do Sul e Europa, deixo vocês com as 10 melhores cidades, segundo os leitores da Condé Nast Traveler:

1ª Tóquio (Japão)
2ª Quito (Japão)
3ª Florença (Itália)
4ª Lucerna (Suíça)
5ª San Miguel de Allende (México)
6ª Vancouver (Canadá)
7ª Victoria (Canadá)
8ª Salzburg (Áustria)
9ª Barcelona (Espanha)
10ª Viena (Áustria)

Beijos e até a próxima!

Zélia R.

(zelia@suoviaggio.com.br)